rosa chinensis minima
Bonitas e fragrantes, as rosas de miniatura são as rainhas das flores. Têm várias florações, desde o inicio do Verão até meados do Outono. Atingem até 30 a 45 cm de altura quando cultivadas em vaso, podendo no entanto crescer ainda mais, se forem plantadas directamente no jardim. Desenvolvem-se muito bem no exterior, mas também podem ser cultivadas como plantas de interior, se forem colocadas por exemplo junto a uma janela com muita luz natural.
Cuidados
Se forem cultivadas como plantas de interior desenvolvem-se melhor em locais arejados e com boa luminosidade. Deve-se manter o solo húmido, mas não encharcado e assim que a flor começar a desvanecer, deve cortar-se para promover uma nova floração.
Se preferir plantar no jardim, deve escolher um local com boa exposição solar. Pode transplantá-las como se fossem roseiras normais. Tire-as com cuidado do vaso, solte ligeiramente as raízes e coloque no local definitivo. No final, regue bem. Quando a planta já estiver estabelecida é necessário fertilizar mensalmente para que roseiras continuem a desenvolver-se.
Origem
A Rosa chinensis é nativa da China central, onde é cultivada como planta ornamental pelo menos desde 1810. As flores e frutos são também utilizados na medicina tradicional chinesa.